sexta-feira, 23 de maio de 2008

Já está em exibição no MNAA o quadro "Enterro do Senhor"

A pintura "Enterro do Senhor", também designada por "Deposição de Cristo no Túmulo", criada em Espanha, entre 1769 e 1770 por Giovanni Battista Tiepolo - considerado o mais importante pintor veneziano do século XVIII - reuniu-se no museu a outras duas obras do mesmo artista que já pertenciam ao acervo do MNAA, designadamente o óleo sobre tela "Fuga para o Egipto", e o estudo para pintura do tecto de uma capela, intitulado "O Triunfo das Artes".

"Fuga para o Egipto" foi doado ao museu por um membro da família Pinto Basto em 1946, quando a entidade já detinha "O Triunfo das Artes", incorporado no museu a partir das colecções reais existentes no país.

Tal como a pintura "Enterro do Senhor", considerada uma das mais belas do pintor, "Fuga para o Egipto" é do final da vida do artista, quando residia em Espanha, enquanto que "O Triunfo das Artes" foi pintado na juventude de Tiepolo.

Objecto de protecção legal desde 1939, o quadro "Enterro do Senhor" não podia sair do país quando foi leiloado e estava a decorrer um processo de requalificação para actualizar a classificação que o protegia desde aquela data.

Depois de ter sido adquirido pelo Estado português no ano passado, foi-lhe atribuída a mais elevada protecção patrimonial nacional, justificada em decreto, aprovado em Conselho de Ministros, pela "genialidade artística e a excelência e relevância patrimonial da obra" de Giovanni Tiepolo, "expressa no valor estético, técnico e material íntrinseco" do quadro.

A verba para a compra da obra - adquirida ainda sob a tutela da ministra Isabel Pires de Lima - foi reunida a partir de reservas vindas da cativação de 200 mil euros do Programa Orçamental de Investimento da Cultura e da indemnização paga ao Estado português pelo roubo das jóias da Coroa portuguesa, ocorrido em Dezembro de 2002, na Holanda.

1 comentário:

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado