quarta-feira, 28 de maio de 2008

Pintura única de Syd Barrett vai a leilão

Uma natureza-morta pintada por Syd Barrett (1946-2006), um dos fundadores da banda britânica Pink Floyd, será leiloada no final deste mês em Cambridge, no sul de Inglaterra, anunciou esta segunda-feira a leiloeira Cheffins na sua página da Internet, noticia a agência Lusa.

O quadro, no qual está representada uma mesa com uns limões e algumas garrafas, será licitado a 29 e 30 de Novembro, juntamente com outros objectos pertencentes a Barrett, que morreu em Julho passado, na sua casa situada naquela localidade.

Segundo a edição de ontem do diário The Independent, a natureza-morta poderá ser a única pintura do músico britânico que sobreviveu à destruição que Barrett fez das suas obras, antes de morrer com um cancro no pâncreas, aos 60 anos.

«O primeiro amor de Roger era a arte: de facto, sempre se considerou mais artista plástico que músico», afirmou Rosemary Breen, irmã de Barrett.

«Queremos aplicar o dinheiro [obtido com o leilão] na criação de bolsas para ajudar estudantes de arte na cidade [Cambridge]», explicou Breen.

Para os responsáveis da leiloeira Cheffins, a soma obtida no leilão pode ser «considerável», dados os numerosos fãs dos Pink Floyd interessados e que chegaram, inclusivamente, a reservar voos a partir dos Estados Unidos.

Sem comentários: